terça-feira, 17 de julho de 2018

Superar limites através da habilidade



    Certa vez, li uma frase na época do meu estágio de docência em Língua Portuguesa e que teve um grande impacto sobre mim. A frase dizia "Não julgue um peixe pela sua incapacidade de subir em árvores."
    O aluno de educação especial é tão capaz quanto o aluno da educação comum. Tudo depende do ângulo pelo qual se observa. Ele é tão capaz de amar, de sentir, de se comunicar quanto um aluno sem deficiência. Estudamos, aliás, que todo ser humano é deficiente por natureza. Quer dizer, depende da forma que enxergamos essa deficiência. Vivemos na sociedade da "Normose", ou seja, todos querem encaixar-se em um padrão de perfeição e ser o mais "normal" possível. Por exemplo, inteligência perfeita, o corpo perfeito, o emocional perfeito e, assim, segue.
    Voltando à frase "Não julgue um peixe pela sua incapacidade de subir em árvores", pode-se refletir que o meu aluno de educação especial possui as suas limitações, mas ele também possui as suas habilidades. Por isso, devo trabalhar na sua habilidade seja ela social, matemática, artística, de memória, seja ela qual for.
   Eu como professora especialista em educação especial preciso ter esse olhar sobre o meu aluno e ter a percepção do seu diamante bruto para torná-lo jóia: a Habilidade.
   Defendo a ideia de que cada ser humano possui de dois a três dons predominantes. Quais serão os dons dos meus alunos? Tenho certeza de que, quando eu descobrir, será um prazer contar à família da criança especial. Muitas vezes, eles estão desacreditados de seu filho devido à sua deficiência. 
   Tenho um exemplo de superação para citar: o cantor Andrea Bocelli. Ele nasceu quase cego e depois ficou totalmente sem visão devido a um acidente. Descobriu, então, que a música o deixava calmo. Envolveu-se com o canto e o estudo do piano. Sonhou desde cedo em ser músico. Realizou o sonho!
   Preciso fazer os meus alunos sonharem. Preciso fazer com que eles conheçam as suas habilidades, então, devo esforçar-me para conhecê-los a fundo. É meu dever passar conteúdos variados e identificar o interesse que predomina em cada um. Geralmente, onde há o interesse maior, está também a habilidade, pois as pessoas interessam-se pelo que elas têm vocação.
   O objetivo da educação especial é tornar o indivíduo apto para participar da sociedade e contribuir com ela através do seu trabalho. Então, eu como professora planto um sonho no coração do aluno e faço, através das suas habilidades , com que haja a superação dos seus limites.

Leticia Rocha Bilhalva

Nenhum comentário:

Postar um comentário