quarta-feira, 5 de julho de 2017

Café entre amigos




- Saramago, eu fiquei feliz que você aceitou tomar um café comigo.
- Claro, como eu não iria aceitar o convite de uma moça tão bonita?!
- Como? Eu tenho um noivo e ele pode ficar com ciúmes, mas obrigada pelo elogio!
- Estou brincando, hehe. Você leu minhas obras, então, não é? Me conte de qual gostou mais.
- Gostei de "História sobre o Cerco de Lisboa". Quer autografar para mim?
- Sim, que prazer! Vejamos....
- Obrigada!
- O que te chamou a atenção nessa minha obra?
-Bem, Saramago, eu gostei da personalidade de Raimundo. Gosto desse tipo de homem: reservado, misterioso, tímido...
- Teu noivo é assim?
- É...
- Pena que eu não sou assim...
- Senhor!
- Estou brincando!
- Saramago...
- Diga...
- Por que você é ateu?
- Gosto de ter autonomia. Não me sinto bem com a ideia de um deus ditador, perfeito e todo- poderoso!
- Mas quem você acha que nos criou?
- Não preciso dessa resposta para viver. Há certas coisas que é melhor ignorar.
- Entendo...
-Você acredita?
-No que?
- Em deus...
- Eu considero Deus o meu pai.
-Como é isso para você?
-Gosto que Deus seja meu amigo. Gosto de pensar que ele sorri para mim.
-Mas esse deus você nem viu. Como ele pode estar sorrindo para você?
- Quando estou em paz comigo mesma, sei que ele está sorrindo. Não preciso enxergá-lo para senti-lo e desejá-lo.
- Fiquei com vontade de saber mais. Como faço?
- Leia a Bíblia.
- Mas eu já li muitas vezes. Você sabe de minhas obras literárias de conteúdo relacionado a esse livro.
- Saramago, você deve orar antes de lê-la!
- Não sei orar, mas acho que um dia posso aprender.
- É só abrir o coração!

Letícia Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário