domingo, 31 de março de 2013

Livro "Nada a Perder" Edir Macedo







  Em 1992, enquanto dirigia o seu carro na companhia de sua esposa e uma de suas filhas,
acontece um fato inesperado, a polícia prende o Bispo Macedo. Naquele momento, ele vê
os rostos desesperados de sua família. Os policias o colocam para dentro de sua viatura e ele
apenas pede para Deus protegê-lo, tanto ele quanto a sua mulher e a sua filha. Havia muitas
dúvidas em sua cabeça como “Por que estou sendo preso?”, “O que estão aprontando contra
mim?”

O bispo chega à prisão e é colocado em uma cela especial para quem tem nível superior. Ele
recebe um colchonete e acomoda-se em um canto junto com os outros presos. Então, coloca-
se a pensar em Deus e ora intensamente em seu íntimo. Mais tarde, a sua esposa vai visitá-lo
e traz para ele roupas e alguns materiais de higiene. Ele pede a ela também uma Bíblia. Sem
o auxílio da Palavra de Deus, segundo ele, seria muito mais difícil enfrentar aquela situação.
Sua esposa também teve um papel importante naqueles momentos com seu carinho, apoio e
palavras amigas.

O povo da Igreja Universal reuniu-se diversas vezes em torno da prisão. Faziam vigílias e
muitas orações. O Bispo ficou sabendo e agradeceu muito, mas alertou para que ninguém
tomasse atitudes exageradas, pois corria um boato de que os membros da igreja iriam invadir
a prisão protestando.

Foram onze dias em que o Bispo Macedo tinha certeza de que era uma provação, uma
dificuldade que de alguma forma contribuiria no fim para o bem. Ele sabia que muitos homens
de Deus da Bíblia haviam passado pelo mesmo injustamente. Ele estava sendo acusado de
charlatão, curandeiro e alguém que se aproveita da boa fé dos outros. Enfim, ele apesar do
sofrimento de ser preso, agradecia a Deus por permitir que ele sofresse por Jesus. Foi solto,
sendo absolvido no futuro das acusações.

A história de Edir, que mais tarde seria conhecido como Bispo Macedo, começa com muitas
lutas e perseverança desde a sua juventude e de sua busca por Deus. Edir era filho de pais
católicos. De certa forma sua mãe ensinou a ele a oração do “Pai Nosso” e um pouco sobre
Deus. Porém, a visão espiritual de seus pais era muito limitada.

Edir tinha o costume de carregar a foto de “Santinhos” na carteira. Chegou a ir um dia em
um evento da Igreja Católica, onde contemplou a imagem de Jesus ensanguentado e muito
machucado. Os fiéis se ajoelhavam, choravam e rezavam para aquela imagem com grande
devoção. No entanto, Edir apenas perguntava-se, “ Como um Deus assim pode me ajudar?”.
Ele chegava a sentir pena do que via e afirmava “Ele é que precisa de ajuda, bem mais do que
eu!” .

Uma das irmãs de Edir começou a apresentar um problema respiratório. Seus pais a levaram
em um centro Espírita. Ele também foi lá e pediu a um médium para que rezasse para que uma
verruga que havia aparecido no corpo dele desaparecesse. Para a surpresa de Edir, sua verruga
foi curada. Então, ele perguntava-se “Estaria Deus nesse lugar?” Porém, nada conseguiram
fazer por sua Irmã, que apenas piorava.

Um dia, sua irmã estava assistindo um programa de televisão evangélico e começou a
frequentar a igreja. Com o tempo, ela apresentou mudanças tanto na sua saúde física, que
foi restabelecida como também em sua maneira de agir. A família de Edir, então, passou a
frequentar também as reuniões da igreja vendo o resultado na vida de sua filha. Ele mais tarde
também foi.

No entanto, Edir não largava a sua antiga vida. Era muito envolvido com bailes e namoradas
e não se julgava um pecador merecedor do Inferno. Pensava que por não estar roubando
e matando ninguém, era o suficiente. Todas as vezes que o pastor chamava quem queria
entregar a vida para Jesus, ele estava lá na frente do Altar. Não entendia a Bíblia quando lia,
achava muito complicado. Chegou a se batizar três vezes. Os dois primeiros batismos ele
reconheceu depois que não valeram, pois entrava na água como um pecador seco e saía como
um pecador molhado, já que não largava o mundo.

Chegou o momento, então, que a namorada dele cansou-se dessa história de Edir estar indo
na igreja e terminou o namoro, pois achava muito careta ficar se preocupando com igreja. Ele
sofreu e foi através dessa dor que finalmente entregou-se para Jesus de verdade. Reconheceu-
se como pecador e quis mudar de vida.

Com o passar do tempo, percebeu uma transformação no seu caráter. Sentia um amor
que não vinha naturalmente de si por todos que encontrava. Passou a importar-se com o
sofrimento das pessoas. Sentia uma urgência tremenda de salvar almas. Orava a Deus para
que o usasse.

Conheceu Ester na igreja e os dois casaram-se. Ela e a mãe de Edir foram uma das raras
pessoas que acreditaram no sonho dele de pregar o Evangelho. Na igreja em que frequentava
todos o julgavam despreparado e sem unção para servir a Deus. Cansado de ouvir o “não” dos
líderes da congregação, ele saiu de lá e foi procurar um outro lugar para congregar. Porém,
não saiu com mágoa nem ressentimentos, pelo contrário, era agradecido a Deus pelo novo
nascimento e tudo que aprendeu lá.

Nasceu, então, a segunda de suas filhas com um problema nos lábios, um defeito de
formação. Aquilo doeu tanto em Edir que ele canalizou todo esse sentimento na forma de
uma revolta contra o reino das coisas que são más. Depois de sair da igreja e envolver-se com o trabalho
evangelístico com outros pastores, separou-se deles por não compartilhar da mesma visão.

Pediu uma direção ao Espírito Santo, largou o emprego público e passou a pregar em uma
praça. Chegava a juntar cerca de trinta pessoas para ouvi-lo. Muitos frutos surgiram a partir
desse trabalho. Mais tarde, com a ajuda de um senhor encontrou uma antiga funerária e
alugou-a com o objetivo de fazer dali uma igreja. A mãe de Edir apostou nele e ficou de fiadora
do aluguel. Assim, rapidamente o ministério de Edir cresceu. Suas reuniões enchiam a cada
dia.

Hoje a sua igreja conhecida como Igreja Universal do Reino de Deus está em 200 países. Bispo
Macedo sempre atribuiu a glória a Deus. Considera Jesus o dono da obra, por isso, na frente de
cada uma das igrejas pode-se ler “ Jesus Cristo é o Senhor”. Mesmo sendo poucas as pessoas
que acreditaram nele, Deus estava no comando de tudo. O resultado é mostrado até hoje com

muitas almas sendo ganhas para Jesus todos os dias.


Resumo do livro de "Nada a Perder", Bispo Macedo. (Resumo escrito por Letícia Rocha após a leitura do livro)

Um comentário:

  1. Bah mt legal Leh, q muitas pessoas consigam se fortalecer atraves desse trabalho de publicaçoes bju bju

    ResponderExcluir